- Concurso: Acordo entre MP e Estado prevê concurso público com 80 vagas para o Detran-RN
- Oportunidades : Senac RN realiza feira com mais de 1.500 oportunidades de emprego e abre mais de 2 mil vagas em cursos gratuitos
- Concurso: Governo do RN anuncia concurso para Auditor Fiscal após 20 anos com 50 vagas previstas
- Oportunidade : IFRN segue com inscrições abertas para concurso público com mais de 50 vagas para professor e salários iniciais de R$ 6.180,86
- Saiba: Prefeito confirma show gratuito de Roberto Carlos na orla de João Pessoa no aniversário de 440 anos da cidade
- Olha Isso : Nenhum centímetro a menos: cidades do RN e CE disputam 181 metros de território
- Rio Grande do Norte : Rio Grande do Norte entra em alerta por aumento de casos de síndr0me respiratória gravve
PUBLICIDADE

Foto/Reproducao
PUBLICIDADE
do g1 RN - Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo governo do Rio Grande do Norte e pelo Ministério Público do Estado prevê a realização de um concurso público para preencher 80 vagas no Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Segundo o MP, a medida visa resolver problemas relacionados à necessidade de pessoal no órgão estadual.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Pelo acordo, o Estado e o Detran se obrigam a viabilizar concurso público para preenchimento das 80 cargos efetivos vagos, além de formação de cadastro de reserva e eventual preenchimento de outras vagas que possam ser disponibilizadas.
O concurso deve ser concluído e homologado no prazo máximo de 270 dias a partir da homologação do TAC pelo Poder Judiciário.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
O último concurso público no órgão ocorreu em 2010. No entanto, até 2021 houve uma queda de 26,3% no quadro de pessoal.
Em 2021, 159 servidores efetivos, do total de 411, já preenchiam os requisitos para aposentadoria, representando 38,6% do quadro total de pessoal.
Enquanto isso, a frota de veículos e o número de condutores cadastrados tiveram aumento de quase 50% entre 2010 e 2024, com aumento da carga de trabalho. Em 2024, a arrecadação do órgão com serviços somou R$ 244.769.761,60.
Segundo o MP, a insuficiência do quadro de pessoal gera implicações diretas na qualidade do serviço prestado e aumenta o tempo de espera do cidadão.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
Ainda de acordo com a instituição, funções de polícia de trânsito exigem servidores de carreira e não podem ser realizadas por mão de obra terceirizada.