PUBLICIDADE

Interior
Dois detentos f0gem centro de reintegração social no RN e outros 26 são transferidos
Segundo o Tribunal de Justiça do RN, a transferência já iria ocorrer

Publicado em 14/02/2025 18:59 - Atualizado em 14/02/2025 18:59

APAC Macau Centro de Reintegração Social RN Rio Grande do Norte — Foto: Google Street View

PUBLICIDADE

Do g1 - Dois pr€sos fugiram da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Macau, na Região Costa Branca do Rio Grande do Norte, na terça-feira (11). Após o fato, os outros 26 presos da unidade foram transferidos para a Cadeia Pública Dinorá Simas Lima Deodato, em Ceará-Mirim, na Grande Natal.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Segundo o Tribunal de Justiça do RN, a transferência já iria ocorrer. O tribunal explicou que o prédio "irá passar por uma reforma estrutural e, por isso, será necessária a transferência dos internos para o sistema prisional, portanto, para os padrões convencionais de cumprimento de pena"

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

 

O TJRN informou que todos os apenados da APAC iriam ser transferidos em função da obra, mas que a informação, "que era de domínio apenas da gestão da unidade, chegou indevidamente até os internos, e dois deles, sem querer voltar ao sistema prisional convencional, fugiram".

Os fugitivos foram identificados como: 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

  1. Robson Francisco Silva dos Santos, de 33 anos;
  2. Gênesis José Pereira Dias, de 29.

Até a atualização mais recente desta reportagem, na tarde desta sexta-feira (14), os dois suspeitos permaneciam foraggidos.

 A APAC é, segundo o Tribunal de Justiça do RN, um modelo alternativo de gestão prissional "que tem por princípio o digno cumprimento da pena, o cumprimento da Lei de Execução Penal e a adoção de uma metodologia de promoção à valorização humana e inclusão social como passos primeiros ao futuro e adequado retorno ao convívio em sociedade" (veja mais detalhes abaixo).

Macau é pioneira nessa metodologia no RN, tendo implantado em 2010, e tem um Centro de Reintegração Social (CRS) com capacidade para 30 presos do regime fechado. Macaíba, segundo o TJRN, está em fase final de implementação também de uma APAC.

A fuga

O caso foi comunicado na manhã de terça-feira à Polícia Civil, que solicitou à Justiça um mandado de prisão contra os dois apenados.

Após a fuga, os demais presos da APAC foram transferidos para a Cadeia Pública Dinorá Simas Lima Deodato, em Ceará-Mirim, na Grande Natal, segundo a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap).

Segundo o Tribunal de Justiça do RN, assim que a obra do prédio for concluída, os internos retornarão à APAC de Macau.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

1000 x 100


250 x 100
Contato
contato.novacruzoficial@bol.com.br

Direção Geral: 84 98718-8468