- Atenção : 6 erros que muitas pessoas cometem ao usar o desodorante, segundo especialistas
- Na Paraíba : Concurso público: edital do IFPB está nos últimos ajustes e será lançado nos próximos dias
- Entenda : O que significa dormir sempre com a luz acesa, segundo a psicologia
- Saiba : Gasolina, diesel e gás de cozinha ficarão mais caros em janeiro
- Oportunidade : Serasa oferece desconto de 99% para negociação de dívidas. Saiba como participar
- Concurso: Paraíba tem mais de 600 vagas em concursos com inscrições abertas e salários até R$ 12 mil
- Oportunidade : UFRN abre 40 mil vagas em curso gratuito de inteligência artificial; veja quem pode participar
PUBLICIDADE

Foto/Reprodução
PUBLICIDADE
Do ND+ - As fortes rajadas de vento que atingem Santa Catarina, nesta quarta-feira (10), em razão do ciclone extratropical que atua no estado desde o início da semana, assusta os catarinenses.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Em Florianópolis, no Morro da Cruz, o ND+ registrou nesta manhã um episódio que chama a atenção e, ao mesmo tempo, lembra episódios de terror. Em um dos corredores da redação, o vento que passava pelas frestas das portas protagonizava um assobio que lembra um filme de Hollywood.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Já na área externa, uma situação ainda mais assustadora: árvores que chegavam a dobrar com a força do vento. Algumas mais antigas não resistiram as rajadas intensas e quebraram. Cenário que se repetiu em outras regiões do estado.
O IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) explica que apesar de parecer um assobio, o vento não assobia. De acordo com órgão, se estivermos num local isolado, por mais forte que seja o vento, ele não assobia.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
“Quando bloqueamos a sua passagem, por exemplo, por uma janela ou outro obstáculo que provoque bloqueio, o vento entra pelas frestas e faz o barulho parecido com um assobio. Exemplo: num apito, não é o nosso sopro que faz barulho, é a força do ar ao tentar dissipar-se”, explica.
Ventos fortes assustam em SC – Vídeo: Willian Ricardo/ND
Alerta em SC
A Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo em SC com a Defesa Civil, informou serem esperadas rajadas acima de 100 km/h nesta quarta-feira, em área do Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também

“O risco para ocorrências como destelhamentos, quedas de árvores e galhos e danos na rede elétrica é muito alto nas áreas em vermelho, alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo”, diz alerta da Defesa Civi.