PUBLICIDADE

Saiba Mais
Brasil terá eclipse Anular do Sol em 2023; Natal e João Pessoa serão as únicas capitais que verão em sua plenitude
Esse tipo de eclipse não chega a transformar o dia em noite, mas é de uma beleza única e gera sempre imagens espetaculares

Publicado em 16/05/2022 08:22 - Atualizado em 16/05/2022 08:22

Foto/Reprodução

PUBLICIDADE

Do Olhar Digital - Um Eclipse Anular do Sol foi visto ano passado a partir das frias e longínquas regiões do Ártico. E se você se impressionou com as fantásticas imagens vindas de lá, vai gostar de saber que, em 2023, ocorrerá no Brasil um eclipse tão esplendoroso quanto este, e que você poderá acompanhar de um local bem mais bonito, quentinho e agradável.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Um Eclipse Anular do Sol ocorre quando a Lua passa exatamente entre a Terra e o Sol, mas não está perto o suficiente para ocultar todo o disco solar. Por isso, no ápice do fenômeno, o Sol acaba gerando um “anel de fogo” em torno da Lua.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Esse tipo de eclipse não chega a transformar o dia em noite, mas é de uma beleza única e gera sempre imagens espetaculares.

Um eclipse solar ocorre quando Sol, Terra e Lua estão perfeitamente alinhados no espaço, e quando a Lua está distante o suficiente para não ocultar completamente o disco solar, ocorre um eclipse anula. Imagem: timeanddate.com

Não foi muito fácil observar o eclipse desta quinta. Sua faixa de visibilidade não passava por nenhuma grande cidade, apenas por regiões frias, isoladas e, em muitas delas, o céu estava completamente encoberto.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Em 2023, será o inverso disso. A faixa de visibilidade será bem mais extensa, passando pelo noroeste dos Estados Unidos, América Central, Amazônia e até as belíssimas praias de águas mornas do nordeste brasileiro.

Visibilidade do Eclipse Anular do Sol de 2023. O “anel de fogo” no céu será visivel na faixa em vermelho. Imagem: timeanddate.com

O eclipse será visto de forma parcial em quase todo o Brasil. E para uma estreita faixa que corta o Norte e Nordeste do país, o fenômeno poderá ser contemplado em todo o seu esplendor. Incluindo Natal e João Pessoa, as únicas capitais do país onde o eclipse será visto de forma anular.

Se você ainda está em dúvida se deve começar a se programar para acompanhar esse eclipse a partir do Nordeste, vou lhe dar um argumento adicional: o Eclipse Anular de 2023 ocorrerá no dia 14 de outubro, que é um sábado, e a quinta-feira, 12 de outubro é um feriado nacional.

Com a sexta devidamente enforcada, teremos então um feriado prolongado para viajar e contemplar este fenômeno de perto, com tempo de sobra para conhecer ainda alguns pontos turísticos da região.

Além disso, no Nordeste, a faixa de visibilidade passa por algumas das regiões mais secas do país, onde a chance das nuvens atrapalharem a visualização do eclipse é mínima, e que ainda torna possível a observação de um céu verdadeiramente estrelado durante a noite.

Eclipse Anular de 2023 será o melhor eclipse do Sol visível do Brasil nesta década. Se você aprecia fenômenos como este, não deve perder a oportunidade de ver um de perto, e para isso, vale a pena começar a se programar desde já. É uma experiência única, inesquecível e que deixa imagens espetaculares gravadas em nossa lembrança!


250 x 100
Contato
contato.novacruzoficial@bol.com.br

Direção Geral: 84 98718-8468