- Curioso: 6 hábitos que quem nasceu nas décadas de 80 e 90 tinham e a geração Z sente vergonha
- Saiba: Quanto custará iPhone 17 no Brasil? Veja preços e data de lançamento
- Atenção : 6 erros que muitas pessoas cometem ao usar o desodorante, segundo especialistas
- Na Paraíba : Concurso público: edital do IFPB está nos últimos ajustes e será lançado nos próximos dias
- Entenda : O que significa dormir sempre com a luz acesa, segundo a psicologia
- Saiba : Gasolina, diesel e gás de cozinha ficarão mais caros em janeiro
- Oportunidade : Serasa oferece desconto de 99% para negociação de dívidas. Saiba como participar
PUBLICIDADE

Foto/Divulgação
PUBLICIDADE
Do CRO/RN - A Equipe de Fiscalização do CRO-RN visitou sete municípios no período de 26 a 29 de abril, fiscalizando 24 unidades básicas de saúde e interditando eticamente três consultórios em Goianinha, Várzea e Santo Antônio.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
As interdições éticas foram por problemas de insalubridades nos consultórios, principalmente por infiltrações nas paredes e tetos e mofo.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- Goianinha - visitadas 7 UBSs – 1Interdição Ética;
- Espirito Santo- visitadas 3 UBSs – sem Interdição Ética;
- Jundiá - visitadas 1UBS – sem nenhuma interdição;
- Várzea – visitadas 3 UBSs – 1 Interdição Ética;
- Santo Antônio - visitadas 4 UBSs – 1 Interdição Ética;
- Passagem - visitada 1 UBS – sem Interdição Ética;
- Serrinha – visitadas 2 UBSs – sem Interdição Ética
GOIANINHA
A Equipe de Fiscalização do CRO-RN visitou sete UBS e interditou eticamente o consultório da UBS Lagoa do Poço, situada no bairro Lagoa do Poço. A presença e mofo na parede próxima ao ar condicionado levou a interdição. A cadeira odontológica apresentava ferrugem na base e uma das hastes estava quebrada.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
VÁRZEA
Neste município foram fiscalizadas três UBS. A interdição ética aconteceu no consultório da unidade Maria do Carmo Rêgo, localizada no Centro.
Os problemas encontrados foram na cadeira odontológica, que não permitia o atendimento dos pacientes por apresentar revestimento deteriorado e presença de ferrugem. Além de ar condicionado com vazamento de água dentro do consultório.
A Fiscalização também identificou uma pessoa sem inscrição no Conselho exercendo a função de auxiliar.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
SANTO ANTÔNIO
A interdição ética aconteceu no consultório da UBS Redenção, no bairro de mesmo nome, por questões de insalubridade do ambiente. Paredes com mofo, falta de lixeira e de suporte para a caixa de lixo perfuro cortante.
Outras três UBS foram visitadas no município sem maiores problemas.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
INTERDIÇÃO ÉTICA
Os consultórios interditados eticamente ficam sem uso até que as secretarias municipais de Saúde desses municípios providenciem a solução das irregularidades identificadas pela equipe de Fiscalização do CRO-RN.
Após 15 dias úteis das interdições éticas, no caso da gestão não solucionar os problemas relatados no Termo de Visita/Notificação, o CRO-RN comunica a situação ao Ministério Público.
No caso da resolução dos problemas antes mesmo do prazo de 15 dias, a gestão pode por e-mail (crorn@crorn.org.br) enviar fotos mostrando que as irregularidades foram sanadas e pede a desinterdição do consultório.
A Comissão de Fiscalização avalia as fotos enviadas e faz a desinterdição à distância e posteriormente pode voltar a UBS para fazer in loco a checagem das irregularidades sanadas.
O presidente da Comissão de Ética, conselheiro Ruy de Bessa Medeiros, explica que no caso das irregularidades não terem sido sanadas, a equipe de Fiscalização pode novamente interditar o consultório.