- Saiba: A partir de dezembro, todos os servidores do RN receberão salário na mesma data. Entenda
- Saiba : Polícia apreende motocicleta adulterada e detém suspeito em Nova Cruz, RN
- Interior: Pai de PM ass4assinado é m0rto com 9 tir0s de armma de grosso calibre na RN
- Triste: Criança de 4 anos sofre choque elétrico em bebedouro em escola no RN
- Na Paraiba: Quatro pessoas são presas suspeitas de levar seis adolescentes para motel na Paraíba; mãe e filhas estavam no local
- Aconteceu : Homem é preso por mattar o padrasto a faccadas durante bebedeira no RN
- Triste: Adolescente de 13 anos atr0pelado com a mãe ao voltar de igreja morre no RN
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Uma “nuvem” de insetos invadiu a cidade de Santa Helena, no Alto Sertão da Paraíba, na noite da última sexta-feira (18). Foi a primeira vez que o município passou por essa experiência e a situação assustou os moradores. Fotos e vídeos foram compartilhados nas redes sociais.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Ao g1, o prefeito da cidade, João Cleber, contou que a invasão durou cerca de três horas. “A cidade parou, o comércio e a unidade de saúde fecharam… Todo mundo se isolou em casa com as luzes apagadas”, relatou.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Antônio Neto, morador da cidade, descreveu a situação como “anormal” . “Besouros costumam aparecer em época de chuva, mas dessa forma nunca tinha acontecido”, disse.
Ele também contou que os serviços de delivery de alguns estabelecimentos também foram afetados.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Na manhã do dia seguinte, os moradores da cidade puderam visualizar melhor a dimensão da invasão dos animais.
As ruas e praças ficaram cheias de insetos mortos. Agentes de limpeza realizaram o serviço de manutenção nos locais. Ainda segundo o prefeito, no sábado (19) a situação já estava normalizada.
O biólogo paraibano Gean Ferreira, morador da cidade de Santa Helena, usou o microscópio para visualizar melhor o inseto e descobrir de que espécie se tratava.
Segundo ele, os insetos são uma espécie de psilídeos e se assemelham a pequenas cigarras, mas ressalta que não são da mesma família.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
“A olho nu você não consegue visualizar esse aspecto”, acrescentou.
O biólogo ainda explica que “essa explosão populacional pode ter sido ocasionada pela mudança repentina do comportamento climático da região (aumento de temperatura e chuvas), fazendo com os ovos eclodissem desenfreadamente, impedindo que seus predadores naturais (insetos maiores que vivem no mesmo ambiente) pudessem controlar o crescimento populacional, causando um desequilíbrio”.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -