- Rio Grande do Norte : Senac RN abre 2.278 vagas gratuitas em cursos presenciais e a distância; veja como se inscrever
- Oportunidade : IMD abre 720 vagas em cursos técnicos gratuitos em Tecnologia da Informação no RN; veja como participar
- Interior : Homem tenta apartar brigga e acaba m0rto a p4uladas no RN
- Saiba : 6 cursos que mais potencializam o currículo e ajudam arrumar emprego, segundo recrutadores
- Curioso: 6 hábitos que quem nasceu nas décadas de 80 e 90 tinham e a geração Z sente vergonha
- Saiba: Quanto custará iPhone 17 no Brasil? Veja preços e data de lançamento
- Atenção : 6 erros que muitas pessoas cometem ao usar o desodorante, segundo especialistas
PUBLICIDADE

Foto/Reprodução
PUBLICIDADE
Do Polemica Paraiba - Durante o programa “Fala Conde”, o músico Chico César acabou sendo alvo de comentários racistas. O apresentador Byra de Jacumã falava sobre o Carnaval quando se refere ao músico com falas pejorativas.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
“Acabaram com nosso carnaval, que era nosso cartão postal. Fizeram um carnaval pra eles. Era aquele negrinho tocando violão nu, como era o nome dele, de Catolé do Rocha? Esqueci o nome clonagem praga, ninguém se lembra mais dele”, disse Byra.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Em seguida, o outro apresentador que participava da conversa no programa, Renato Vieira, apontou que o cantor que Byra queria mencionar se tratava de Chico César. Byra, por sua vez, concordou: “Era esse mesmo”, respondeu. Veja o vídeo:
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Na internet, o assunto repercutiu de forma negativa. Internautas enalteceram a importância de Chico César na música, seu talento, e chegou a pedir a prisão dos apresentadores. O músico paraibano, por sua vez, não se manifestou sobre o assunto.
Pedido de desculpas
O apresentador apresentador o Instagram para publicar um vídeo pedindo desculpas pelo caso.
“Em um momento onde o mundo todo incrimina o racismo, eu sofro racismo constantemente na minha vida pessoal, profissional e não poderia ter agido dessa forma. (…) Gostaria muito de pedir desculpas e dizer que isso jamais vai se repetir”, disse.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
A Prefeitura da cidade de Conde também se manifestou sobre o caso e disse que o programa, que estava sendo apontado pelos internautas como parte da assessoria de comunicação da prefeitura, é produzido de forma independente. Abaixo, segue na íntegra a nota divulgada:
A Prefeitura Municipal de Conde vem, através desta, esclarecer que o programa ‘Fala, Conde’ é uma produção independente, sem vinculação institucional com a gestão municipal. Desta feita, não pode ser responsabilizada ou ter atrelada a sua imagem a qualquer comentário, ou opinião que por ventura seja feita no referido meio de comunicação. Isto posto, é importante deixar claro que a gestão municipal repudia e não compactua com quaisquer atos discriminatórios, nem muito menos de racismo. Nesse sentido, tem inclusive adotado políticas públicas para diminuir o histórico fosso de desigualdade infelizmente ainda existente em nosso país. A prefeitura de Conde aproveita ou ensejo para reafirmar o seu compromisso com o desenvolvimento da cidade para garantir ações e projetos que melhorem a qualidade de vida da população condensada.