PUBLICIDADE

Sancionado
Lei que garante 20% das vagas em concursos para negros é sancionada no RN
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o salário médio de trabalhadores negros é 45% menor do que o dos brancos no Brasil

Publicado em 22/11/2021 11:34 - Atualizado em 22/11/2021 11:34

Foto/Reprodução

PUBLICIDADE

A governadora Fátima Bezerra (PT) sancionou no sábado (20), no Dia da Consciência Negra, a lei nº 11.015, que reserva 20% das vagas de concursos para negros e negras.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A proposta foi aprovada em 28 de outubro na Assembleia Legislativa e garante que todos os concursos públicos do estado do Executivo, Legislativo ou Judiciário, que tenham três ou mais vagas, reservem percentual para a população negra.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o salário médio de trabalhadores negros é 45% menor do que o dos brancos no Brasil.

No caso das trabalhadoras mulheres, a diferença chega a 70%, independentemente do grau de escolaridade.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O projeto redigido pela deputada Isolda Dantas (PT), segundo ela, pretende reduzir uma assimetria injusta no mercado de trabalho. “Os negros costumam ser relegados a postos de trabalho menos qualificados por conta do racismo estrutural da nossa sociedade. O concurso público é um mecanismo de oportunidade.”

Com informações de Tribuna do Norte


250 x 100
Contato
contato.novacruzoficial@bol.com.br

Direção Geral: 84 98718-8468