PUBLICIDADE

Saiba
Cientistas veem risco iminente de varíola dos macacos chegar ao Brasil
O avanço da doença deixou cientistas em alerta

Publicado em 21/05/2022 10:34 - Atualizado em 21/05/2022 10:34

Foto/Reprodução

PUBLICIDADE

Cientistas brasileiros formaram uma comissão para acompanhar os casos de varíola dos macacos, que têm se espalhado pelo mundo nos últimos dias. O avanço da doença deixou cientistas em alerta, já que é o maior número de casos visto fora da África —o que sugere uma cadeia de transmissão atípica.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A Câmara Técnica Temporária é coordenada pela RedeVírus do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) e os sete cientistas vão montar um plano para estruturar a rede de saúde para quando os primeiros casos surgirem no Brasil. "Temos condições de detectar esse vírus. Por enquanto, não temos motivo para pânico", diz a virologista Giliane Trindade, que faz parte do grupo.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

"A gente está vendo o perfil de disseminação desse vírus por países da Europa, já chegou aos Estados Unidos, ao Canadá, em Israel. Então existe um risco iminente da entrada dele no Brasil", afirma Trindade, que é professora e pesquisadora do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e especialista em poxvirus (tipo de vírus que, em vertebrados, causa erupções cutâneas).

Até a noite de ontem (20), segundo documento compartilhado pelos países, havia 143 de casos notificados, entre suspeitos e confirmados —a maioria deles em Portugal, Espanha e Reino Unido.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Entretanto, Israel, Austrália e Estados Unidos, fora do continente europeu, também já têm casos registrados.

Também ontem, a Alemanha informou o primeiro caso da varíola dos macacos —um brasileiro.

O tipo de vírus

A família Poxviridae (poxvírus) compreende vírus que infectam animais invertebrados e vertebrados. Neste grupo, o mais notório membro é o do vírus da varíola.

"Dentro da família de vários gêneros, esses vírus se destacam pela sua capacidade de infectar o ser humano e outros animais, assumindo uma importância para a medicina humana e veterinária", diz Andrade.

Leia reportagem completa direto do UOL


250 x 100
Contato
contato.novacruzoficial@bol.com.br

Direção Geral: 84 98718-8468