PUBLICIDADE

Atenção
Descubra quais são os alimentos que você nunca deve lavar e o porquê
A lavagem desses alimentos afeta suas propriedades, tornando-os inúteis na cozinha

Publicado em 14/08/2020 12:54

Foto/Reprodução

PUBLICIDADE

80% dos casos de intoxicação registrados anualmente respondem ao fato de terem lavado os seguintes alimentos antes da ingestão. Isso ocorre devido à contaminação cruzada, onde ocorre a disseminação de bactérias perigosas para o organismo, e a lavagem desses alimentos afeta suas propriedades, tornando-os inúteis na cozinha.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Com o tempo, desenvolveu-se um certo misticismo em torno do qual os produtos não devem ser lavados; por esse motivo, consultamos alguns especialistas para esclarecer quais alimentos não devem passar sob água corrente para evitar maiores males.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

 

Alimentos que você não deve lavar

1 – Carnes brancas e vermelhas: o sangue das carnes é carregado com um coquetel de bactérias que, quando expostas à água, aumentam sua propagação. No caso dos frangos, lavá-los aumenta a presença da bactéria campylobacter, considerada a principal causa de gastroenterite no mundo.

2 – Peixe: Assim como a carne, a água apenas espalha bactérias por todo o peixe. É possível usar um pouco de água para remover as escamas, mas lavar o peixe pode danificar sua carne e contaminá-la.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

3 – Frutos secos e descascados: Lavar os frutos antes de remover a pele é apropriado, mas depois é contraproducente. Com frutas secas, não é conveniente lavá-las, porque elas hidratam e perdem suas propriedades “secas” para o corpo.

4 – Ovos: As bactérias nidificam na casca dos ovos, incluindo salmonela. Lavá-los apenas remove a cutícula natural que protege o conteúdo interno, causando a contaminação dos alimentos e colocando em risco a nossa saúde.

5 – Batatas: lavar as batatas remove grande parte do amido, isso pode ser uma desvantagem ao fazer receitas que exigem espessamento. Mas, no caso das batatas fritas, é conveniente lavá-las antes de fritá-las, pois isso as ajuda a se soltar.

6 – Fungos e cogumelos: algumas variedades, como os cogumelos, quando lavados, podem ficar verdes, mofar e parecer ruins quando você os cozinha, porque são como esponjas e absorvem água.

7 – Alimentos Congelados: Alguns optam por mergulhar os alimentos congelados em água quente para acelerar o degelo, mas isso pode fazer com que as bactérias floresçam, é correto fazê-lo com água fria.

Do Informe Brasil


250 x 100
Contato
contato.novacruzoficial@bol.com.br

Direção Geral: 84 98718-8468