PUBLICIDADE

Saiba
Cólica menstrual: 6 maneiras de aliviar o sintoma em casa
Listamos algumas medidas simples de relaxamento que podem controlar o sintoma e diminuir as dores

Publicado em 21/08/2020 16:56

Foto/Reprodução

PUBLICIDADE

Da MariaClarie - Sabia que nosso estado emocional pode influenciar no nosso ciclo menstrual e impactar os sintomas como a cólica? Segundo Alexandre Pupo, ginecologista e obstetra do Hospital Sírio Libanês e Hospital Albert Einstein de São Paulo, a quarentena traz uma série de questões do ponto de vista emocional e social que podem ser angustiantes e, justamente, causar estresse e ansiedade. "Existe um avanço nos quadros de ansiedade de depressão, que são fatores que estimulam a dor. Toda situação psíquica emocional que desorganize a sua capacidade de defesa cerebral vai provocar intensificação de dores que em outras situações você relevaria, mas que nesse cenário passam a te incomodar", diz.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

 

Além das dores abdominais comuns durante o período menstrual causadas pela queda de progesterona e descamação da camada interna do útero, a cólica pode irradiar para outras áreas do corpo. "Isto acontece porque o sistema de inervação do útero pode se comunicar com sistemas próximos a ele e a mulher ter uma dor correlata na lombar e nas pernas, por exemplo", explica. Dependendo da intensidade da cólica, a mulher pode ter sua rotina alterada e isso deve ser informado na consulta médica.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Para saber quais os melhores tratamentos é essencial ter uma relação aberta com seu ginecologista, se conhecer e ter consicência do seu fluxo, além de buscar saber mais sobre o assunto. Vale desde anotar as datas do seu ciclo menstrual até pesquisar mais sobre o tema em lugares confiáveis e e trocar experiências. Embora comum, o tema é tabu para muitas mulheres, existem cada vez mais espaços abertos a ter essa conversa, como é o caso do recém-lançado Portal da Menstruação, encontrado no site da Pantys, que estimula a desmistificação e ressignificação da menstruação.

 

Para te ajudar, listamos algumas medidas simples de relaxamento que podem controlar o sintoma e diminuir as dores. Confira:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

1. Se exercite

Uma das principais recomendações é fazer atividade física para liberar endorfinas, parentes da morfina e que é uma substância que alivia a dor e também age no cérebro, provocando bem-estar. "Atividade física nessa fase é bastante importante, principalmente aeróbica, que são as que mais liberam endorfinas e melhoram essa capacidade cerebral de absorver a dor".

2. Use bolsinha de água quente ou tome um banho

Existem medidas caseiras, como a bolsinha de água quente ou banho de banheira morno, que aliviam um pouco as cólicas menstruais. Segundo texto da ginecologista Gabriella Iuorno, do Portal da Menstruação, a utilização da bolsa térmica é  uma dica clássica, mas muito eficaz porque o calor estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, aumentando a circulação na região e ajudando a amenizar o impacto das contrações musculares que causam dor. "Para colocá-la em prática, basta encontrar uma posição confortável e, em seguida, encostar a bolsa com água morna no pé da barriga", explica.

Caso o incômodo também atinja as costas, na região da lombar, vale molhar uma toalha de corpo com água morna, ou aquecer um tecido com ferro de passar roupa e enrolá-lo um pouco abaixo da área da cintura, envolvendo as partes mais afetadas pelas cólicas.

 

Se nada disso resolver aí você deve partir para as medicações antiespasmódicas, encontradas em farmácias. "Em casos mais extremos pode-se fazer uso de anti-inflamatórios mas, claro, com acompanhamento de um médico, pois os anti-inflamatórios podem causar efeitos sobre rins e no estômago, principalmente em pacientes que já tem gastrite", diz.

3. Beba chá

De acordo com Alexandre, embora o consumo de chás e bebidas naturais para amenizar a cólica são ações que não tenham embasamento científico para que haja recomendação do ponto de vista estritamente médico, qualquer conforto emocional é válido. “Mesmo que a melhora não seja comprovada, toda e qualquer situação e alimento que possa melhorar o seu conforto emocional e te acalmar, sem dúvida, nenhuma vai ajudar a amenizar a dor que você está sentindo”.

4. Evite a cafeína

Ainda não há estudos que detalham alimentos que aumentam a dor da cólica menstrual, mas é possível apontar alguns que você deve evitar, como por exemplo cafeína, que é um alimento estimulante. O especialista ressalta que produtos com cafeína podem exercer uma ação de piora e aumento na intensidade da dor.

5. Medite, se distraia...

As recomendações do médico em relação a comportamentos que podem intensificar a cólica, o indicado é tentar se afastar de toda e qualquer situação que te exponha a um quadro de ansiedade, depressão e irritação e possam exacerbar a dor. Vale meditar, se distrair, praticar algum tipo de hobby...

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

1000 x 100

 

6. Abuse dos óleos essenciais e faça uma massagem


Outra maneira de como aliviar cólica menstrual é apostar nas massagens com óleos essenciais. Vale fazer movimentos suaves no abdômen e no pé da barriga para diminuir o desconforto, amenizando a tensão muscular e a circulação sanguínea. Segundo Gabriella, os óleos essenciais, como o de lavanda, associados a massagem abdominal também podem ajudar a aliviar as cólicas menstruais. 


250 x 100
Contato
contato.novacruzoficial@bol.com.br

Direção Geral: 84 98718-8468