PUBLICIDADE

Triste
Quatro baleias-piloto morrem após encalhe no Litoral do RN
O encalhe de grupos como esse pode ocorrer devido à desorientação de um ou mais líderes

Publicado em 03/06/2024 06:46 - Atualizado em 03/06/2024 06:46

Baleias-piloto mortas em praia do Litoral Norte potiguar — Foto: PCCB/Uern

PUBLICIDADE

Do g1 RN - Subiu para quatro o número de baleias-piloto que morreram após um grupo com 21 animais da espécie encalhar em praias de Rio do Fogo, no Litoral Norte potiguar, no início da manhã de sexta-feira (31).

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A informação foi confirmada pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern).

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A morte de um animal já tinha sido registrada durante a tarde de sexta-feira (31). A baleia-piloto foi encontrada na praia de Zumbi, era uma fêmea com cerca de 4 metros de comprimento, e não tinha marcas de interação antrópica, ou seja, com humanos. Os outros animais estavam na praia de Pititinga.

Por volta da meia-noite, os biólogos e médicos-veterinários envolvidos no monitoramento identificaram outras duas baleias-piloto mortas. O quarto óbito aconteceu na manhã deste sábado (1).

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Pelo menos 21 baleias encalham em praia do Litoral Norte potiguar — Foto: Reprodução

Embora conhecidos como baleias-piloto, os animais na verdade são uma espécie de golfinho de grande porte, assim como as orcas, normalmente chamadas de baleias, mas que também são golfinhos.

O professor explicou que o encalhe de grupos como esse pode ocorrer devido à desorientação de um ou mais líderes, causada por doenças, por exemplo. Embora os animais sejam comuns em águas profundas, no Rio Grande do Norte, raramente são vistos perto das praias.


250 x 100
Contato
contato.novacruzoficial@bol.com.br

Direção Geral: 84 98718-8468