PUBLICIDADE

Aconteceu
Parte de falésia desaba em praia no litoral sul do RN
O caso ocorreu durante a manhã desta terça-feira (26).

Publicado em 27/03/2024 07:31

Foto/Reprodução

PUBLICIDADE

Da Tribuna do Norte - A Defesa Civil registrou o desabamento de parte de falésia localizada na Praia de Tabatinga, em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal. O caso ocorreu durante a manhã desta terça-feira (26). Ninguém ficou ferido.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa da cidade foi ao local e isolou a área. De acordo com o secretário adjunto de Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo e coordenador da Defesa Civil na cidade, Bismarck Sátiro, placas de sinalização e barreiras foram posicionas próximas a falésia, a fim de alertar a população sobre o risco de desabamento da falésia. As barreiras, ainda segundo Bismarck, foram posicionadas há anos na região.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Porém, Sátiro também afirmou que pessoas vão ao local e removem os avisos sazonalmente, para se aproximar. Já existe um processo de erosão avançado no local.

Agravamento

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O desabamento de parte da falésia na Praia de Tabatinga não é um fato aleatório e reforça o alerta para as transformações climáticas. De acordo com o coordenador do Projeto Falésias (Responsável por pesquisar e analisar a situação de falésias no litoral potiguar), Rodrigo de Freitas, a erosão nas falésias com movimentos de massa deve se intensificar.

“Popularmente conhecido como queda de barreira, a erosão é um processo natural e vem se agravando com os efeitos de mudanças climáticas e elevação do nível do mar. A tendência é termos um aumento na erosão costeira”, disse Freitas.


250 x 100
Contato
contato.novacruzoficial@bol.com.br

Direção Geral: 84 98718-8468