- Rio Grande do Norte: Kleber Rodrigues acompanha missão potiguar em visita à empresa de energia a partir de resíduos em Pequim
- Próximo a Nova Cruz : Atenção: inscrições abertas para o concurso de Caiçara/PB com 88 vagas e salários de até R$ 12.000,00; Veja o edital
- Rio Grande do Norte: Kleber Rodrigues participa de reunião na ApexBrasil em Pequim e destaca novas oportunidades para o RN
- Rio Grande do Norte: Kleber Rodrigues participa da Canton Fair 2025 e destaca oportunidades para o Rio Grande do Norte
- Litoral Sul do RN: Concurso público de Goianinha/RN; definida banca organizadora e divulgado cargos do edital
- Oportunidade : Sesc RN abre 200 vagas para cursos gratuitos em novembro
- Rio Grande do Norte : Idema abre seleção com 30 vagas temporárias em pesquisa e extensão no RN; bolsas vão até R$ 4.250

Foto/Divulgação Assessoria
A missão da Frente Parlamentar Rio Grande do Norte–China, conduzida pelo presidente, deputado Kleber Rodrigues, realizou neste domingo (19) uma visita técnica à empresa SUS Environmental, localizada nas proximidades de Pequim, referência internacional na geração de energia a partir do tratamento de resíduos sólidos urbanos.
A empresa utiliza tecnologia avançada que transforma o lixo em fonte energética limpa e sustentável, reduzindo o impacto ambiental e eliminando a necessidade de grandes áreas de armazenamento.
Durante a visita, foram discutidas possibilidades de cooperação com o Rio Grande do Norte, incluindo a implantação de um projeto piloto no município de Macaíba, em parceria com o Governo do Estado e prefeituras locais, voltado à produção de energia a partir de resíduos sólidos urbanos.
O deputado estadual Kleber Rodrigues, presidente da Frente Parlamentar RN–China, destacou que a experiência na China reforça o compromisso da missão com o desenvolvimento sustentável e a inovação tecnológica.
“Macaíba tem condições ideais para receber um projeto dessa natureza. É um município em crescimento, com vocação para inovação e sustentabilidade. Essa tecnologia pode transformar a forma como tratamos os resíduos sólidos e gerar novos empregos e oportunidades para toda a região”, afirmou Kleber Rodrigues.
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte dará continuidade às tratativas com a SUS Environmental para desenvolver um modelo de negócio adaptado à realidade potiguar, com vistas à futura instalação de uma usina do tipo no Estado.
A tecnologia aplicada pela empresa chinesa é uma das mais modernas do mundo, realizando o tratamento e a destinação final dos resíduos, ao mesmo tempo em que gera energia elétrica a partir da queima controlada do lixo.
A missão potiguar é composta pelo vice-governador Walter Alves, pelos prefeitos Emídio Júnior (Macaíba), Gustavo Santos (Nísia Floresta), Pedro Filho (Touros), Mariana Almeida (Pau dos Ferros) e Hudson Matias (Galinhos), além dos secretários Alan Silveira e Hugo Fonseca, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).