- Veja os Detalhes: Concurso IBGE vai abrir 9.580 vagas para pesquisas em todo o Brasil
- Confira: IFPE abre inscrições de concurso para Professores com 100 vagas e salários de até R$ 7.107,99
- Saiba: Madrugada de hoje terá pico da chuva de meteoros; entenda
- Na Paraiba: Idoso de 74 anos aprovado na UFPB reforça que nunca é tarde demais para começar a estudar: estudo não tem idade
- Saiba: Os carros que têm peças caríssimas e ninguém avisa na hora de comprar
- Oportunidade : Sesc RN oferece 200 vagas gratuitas para cursos de valorização social; veja como se inscrever
- Novidade: PIX vai oferecer a empreendedores crédito parecido com o consignado; entenda
PUBLICIDADE

Foto/Reproducao
PUBLICIDADE
Do g1 - Cursando Rádio e TV aos 74 anos, Fabiano Filho, estudante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, acredita que nunca é tarde demais para ir em busca da educação. Para ele, o ato de estudar é capaz de transformar vidas.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
O agora aluno universitário é uma inspiração para o Dia do Estudante, celebrado nesta segunda-feira (11).
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
“O estudo não tem idade. E hoje, o estudo é tudo na nossa vida. Eu estou com 74 anos, maravilhosamente bem, batendo minha bolinha, dançando E para mim, isso é tudo”, afirmou o universitário, com bom humor.
Fabiano conta que o sentimento de urgência para começar a estudar surgiu por volta dos 65 anos de idade. Ele, que é entusiasta da vida e já trabalhou como vendedor de amendoim e até como passista de escola de samba, deu início à sua vida de estudante a partir da Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde concluiu o ensino fundamental e médio.
"A partir dos 65 anos, eu coloquei na minha cabeça procurar um colégio para fazer o EJA. Através do EJA, eu prestei o Enem em 2024, obtive uma pontuação razoável e tô aqui no curso que eu mais amo na vida, que é Radialismo", conta ele.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
O curso na área da comunicação é uma extensão da personalidade de Fabiano. Ele, que gosta de estar em movimento e cercado por pessoas, exala uma alegria que contagia até os seus colegas de classe, que dividem com o idoso a rotina da graduação.
“A gente vê a alegria contagiante do seu Fabiano. O interesse dele pela comunicação, pelo curso, é muito impactante nas aulas. Mas também quando a gente está conversando, quando observamos o jeito dele. E isso é muito inspirador", disse Tales Gabriel da Silva, colega de sala de Fabiano.
Motivo de inspiração não só para os companheiros de turma, mas também para seus professores, Fabiano é um dos alunos mais aplicados da sala. De acordo com Victor Braga, um dos professores do curso de Rádio e TV da UFPB, a personalidade alegre e determinada de Fabiano motiva a todos.
"Fabiano não é o mais jovem, mas ele é um dos mais joviais. Isso é muito interessante, porque essas características que são geralmente associadas aos jovens, como a alegria, a espontaneidade, o jeito de se jogar pra vida… O Fabiano é tudo isso", disse o professor, com orgulho.