- Saiba: IFRN oferece 1.543 vagas em cursos superiores pelo Sisu 2026
- Em Nova Cruz: Polícia Civil prende homem suspeito de por descumprimento de medida protetiva, ammeaça, invasão de domicílio e tentativa de estuppro em Nova Cruz
- Interior : Homem não paga rateio e fica sem R$ 7 mil na quina da Mega da Virada no interior do RN
- Rio Grande do Norte : Edital TCE-RN: concurso público tem 55 vagas e salários de até R$ 15,5 mil
- Rio Grande do Norte: Deputado Kleber Rodrigues entrega homenagem ao embaixador do Brasil na China durante encontro em Natal
- Interior: [Vídeo] Morador denuncia água barrenta saindo de torneira em cidade do RN e cobra explicações do município
- Rio Grande do Norte : Lei cria programa RN em Dia para regularização de IPVA e débitos veiculares no RN
PUBLICIDADE
Foto/Reproducao
PUBLICIDADE
Do g1 - Cursando Rádio e TV aos 74 anos, Fabiano Filho, estudante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, acredita que nunca é tarde demais para ir em busca da educação. Para ele, o ato de estudar é capaz de transformar vidas.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
O agora aluno universitário é uma inspiração para o Dia do Estudante, celebrado nesta segunda-feira (11).
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
“O estudo não tem idade. E hoje, o estudo é tudo na nossa vida. Eu estou com 74 anos, maravilhosamente bem, batendo minha bolinha, dançando E para mim, isso é tudo”, afirmou o universitário, com bom humor.
Fabiano conta que o sentimento de urgência para começar a estudar surgiu por volta dos 65 anos de idade. Ele, que é entusiasta da vida e já trabalhou como vendedor de amendoim e até como passista de escola de samba, deu início à sua vida de estudante a partir da Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde concluiu o ensino fundamental e médio.
"A partir dos 65 anos, eu coloquei na minha cabeça procurar um colégio para fazer o EJA. Através do EJA, eu prestei o Enem em 2024, obtive uma pontuação razoável e tô aqui no curso que eu mais amo na vida, que é Radialismo", conta ele.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
O curso na área da comunicação é uma extensão da personalidade de Fabiano. Ele, que gosta de estar em movimento e cercado por pessoas, exala uma alegria que contagia até os seus colegas de classe, que dividem com o idoso a rotina da graduação.
“A gente vê a alegria contagiante do seu Fabiano. O interesse dele pela comunicação, pelo curso, é muito impactante nas aulas. Mas também quando a gente está conversando, quando observamos o jeito dele. E isso é muito inspirador", disse Tales Gabriel da Silva, colega de sala de Fabiano.
Motivo de inspiração não só para os companheiros de turma, mas também para seus professores, Fabiano é um dos alunos mais aplicados da sala. De acordo com Victor Braga, um dos professores do curso de Rádio e TV da UFPB, a personalidade alegre e determinada de Fabiano motiva a todos.
"Fabiano não é o mais jovem, mas ele é um dos mais joviais. Isso é muito interessante, porque essas características que são geralmente associadas aos jovens, como a alegria, a espontaneidade, o jeito de se jogar pra vida… O Fabiano é tudo isso", disse o professor, com orgulho.




