PUBLICIDADE

Estudo
Comer mais no café da manhã do que no jantar queima o dobro de calorias, mostra estudo
Os pesquisadores conduziram o estudo em laboratório, por três dias, com 16 homens que consumiram um café da manhã pouco calórico e um jantar com muitas calorias

Publicado em 28/02/2020 20:30

Foto/Reprodução

PUBLICIDADE

Uma nova pesquisa da Universidade de Lübeck, na Alemanha, mostra que comer mais durante o café da manhã do que no jantar ajuda a perder duas vezes mais calorias. Segundo os pesquisadores, isso acontece porque uma boa refeição durante a manhã pode ajudar em um dos processos metabólicos do nosso corpo, chamado de termogênese induzida pela dieta (TID).

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A TID é caracterizada pelo aumento no gasto de energia ao absorver, digerir, transportar e armazenar os nutrientes do alimento consumido. Como apontam estudos anteriores, ela pode variar de acordo com a hora que é feita a refeição e, em geral, é mais eficiente durante a manhã.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

“Os resultados mostram que uma refeição consumida no café da manhã, independentemente da quantidade de calorias que contém, cria duas vezes mais TID do que a mesma refeição consumida no jantar”, explica Juliane Richter, a coautora estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.

Os pesquisadores conduziram o estudo em laboratório, por três dias, com 16 homens que consumiram um café da manhã pouco calórico e um jantar com muitas calorias. Em um segundo turno, o grupo se alimentou de forma contrária, com um café da manhã calórico e um jantar com poucas calorias.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Assim, os cientistas observaram que o consumo calórico levou a um TID 2,5 vezes maior pela manhã do que à noite.

Em comparação com o jantar, o café da manhã também apresentou uma diminuição no aumento das concentrações de açúcar induzidas pela ingestão dos alimentos. Além disso, os resultados mostram que comer um café da manhã com baixas calorias aumenta o apetite ao longo do dia, principalmente para doces.

“Recomendamos que pacientes com obesidade e pessoas saudáveis tomem um café da manhã completo ao invés de um jantar [abundante] para reduzir o peso corporal e prevenir doenças metabólicas”, sugere Richter. “Essa descoberta é significativa para todas as pessoas, pois enfatiza o valor de comer o suficiente no café da manhã.”

Galileu


250 x 100
Contato
contato.novacruzoficial@bol.com.br

Direção Geral: 84 98718-8468