PUBLICIDADE

Aprenda
Como acertar na escolha na hora de comprar peixe fresco ou congelado
É importante prestar atenção a detalhes que vão da condição de olho e escamas ao cheiro do animal.

Publicado em 17/04/2019 19:21

Foto/Reproducao

PUBLICIDADE

Do IG - Seja porque para o almoço da Sexta-feira Santa ou para o encontro de Páscoa da família, ou apenas para diminuir o consumo de carne vermelha no dia a dia, o peixe é uma opção bem-vinda no cardápio. Mas você sabe como comprar peixe fresco sem errar? E quando o peixe é congelado?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Para saber dicas simples e práticas de como comprar peixe , conversamos com dois chefs. É importante prestar atenção a detalhes que vão da condição de olho e escamas ao cheiro do animal.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Como comprar peixes frescos

Se a ideia é usar um peixe fresco em sua receita, olhar a aparência dele é fundamental. "A primeira e mais importante dica é verificar se os olhos do peixe estão transparentes e a guelra vermelha. Em peixes frescos, os olhos ocupam toda a cavidade, são brilhantes e salientes", ressalta o chef Koji Yokomizo, do tradicional restaurante japonês by Koji. 

A também chef e ex-feirante Miriam Marcatti completa, dizendo que as guelras amareladas e muco são maus sinais em um peixe. Segundo a profissional, isso indica que não se trata de um peixe fresco. 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Além disso, ela indica avaliar as escamas, que precisam estar transparentes, firmes e resistentes. Koji concorda e comenta que ter a escama soltando com facilidade é sinal de alerta. "A escama deve estar firme, assim como a carne, além de parcialmente transparentes e brilhantes", explica ele. 

Outro ponto atenção é em relação ao cheiro. Como brinca Miriam, peixe cheira a peixe. Se o odor for diferente disso ou forte demais, desconfie. 

O ambiente no qual ele é exposto também deve ser observado. "Todo peixe fresco deve estar em ambiente refrigerado. Verifique a qualidade (cor e aroma) do gelo onde ele está depositado", orienta a chef e ex-feirante.

Como comprar peixe congelado

Mulher escolhendo um peixe no mercado
shutterstock
Para comprar peixe congelado ou já embalado, preste atenção ao rótulo e à temperatura do local onde ele está armazenado

Nem sempre há a disponibilidade - ou tempo - para comprar um peixe fresco. Mas saiba que é possível comprar peixe congelado de qualidade e fazer ótimas receitas. 

Para garantir que está levando um bom produto para casa, atenção a embalagem e alguns detalhes. Não compre, por exemplo, se os peixes congelados estiverem amolecidos no pacote ou mesmo com um acúmulo de líquido.

“Esses são dois sinais que indicam que o peixe foi descongelado, seja porque o local do armazenamento foi desligado ou porque, em algum momento, a temperatura sofreu alteração. Dessa forma, ele não estará totalmente próprio para consumo”, afirma Koji.  

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

1000 x 100

Também para assegurar a qualidade do item, observe se ele está sendo armazenado na temperatura indicada pelo fabricante na embalagem. 

E se a ideia é apostar no bacalhau já embalado, Miriam indica procurar no rótulo as informações de prazo de validade, país de origem, importador e selo de inspeção federal.


250 x 100
Contato
contato.novacruzoficial@bol.com.br

Direção Geral: 84 98718-8468