PUBLICIDADE

Interior do RN
Morre Zé dos Montes, aposentado que construiu famoso castelo no agreste do RN
A construção levou 25 anos e, por dentro, ainda não está completamente pronta

Publicado em 07/07/2020 13:26 - Atualizado em 07/07/2020 13:26

Foto/Reprodução

PUBLICIDADE

UOL - O aposentado José Antônio Barreto, 88 anos, conhecido como Zé dos Montes, morreu na noite de ontem. Ele foi responsável por construir um castelo em Sítio Novo, a 100 km de Natal, na região do Agreste do Rio Grande do Norte. Sem ter uma planta da construção, a obra de cal e pedra começou a ser erguida por Zé dos Montes há mais de 35 anos sobre uma rocha da Serra da Tapuia.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A construção ainda estava inacabada, tinha quatro andares com altares e salões sem móveis. O local está aberto para visitação apenas nos finais de semanas, cujos tours informais são conduzidos por Joseildo Gomes de Oliveiro, filho adotivo de Zé dos Montes.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O local é conhecido também por um claustrofóbico labirinto de terra que Barreto fez como representação da Via Crucis, por onde os visitantes podem circular (e se perder) em seu interior pouco iluminado. Embora não tenha nenhum estilo arquitetônico definido, o castelo tem formas que lembram uma mistura confusa de traços árabes e europeus.

"É tudo da mente", costumava dizer o aposentado, que começou a trabalhar em seu castelo com recursos próprios, em 1984. Zé dos Montes sofreu dois AVCs (acidentes vasculares cerebrais) recentes e passou os últimos dois anos bem debilitado, com dificuldades para andar. De acordo com Joseildo Gomes de Oliveira, filho adotado do construtor, Zé dos Montes morreu devido a uma insuficiência respiratória.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

 

Conheça o Castelo:

Quando vocês pensam nas atrações turísticas do Rio Grande do Norte, o que vem a cabeça? Aposto que praia, dunas, lagoas… mas, provavelmente, nunca imaginaram que poderiam visitar castelos também, né? No post sobre o município de Carnaúba dos Dantas, já apresentei a vocês o Castelo de Bivar, construído por um morador carnaubense inspirado em um filme épico. Mas este não é o único do RN. Mais próximo de Natal, a 120 km, no município de Sítio Novo (de 5,3 mil habitantes), está o Castelo Zé dos Montes, construído por José Antônio Barreto, em razão de uma visão, que teve ainda quando criança. O castelo está aberto a visitação nos fins de semana e é um passeio bem interessante.

Castelo Zé dos MontesCastelo Zé dos Montes " data-medium-file="https://i2.wp.com/compartilheviagens.com.br/wp-content/uploads/2017/08/castelozedosmontes-11-de-11.jpg?fit=300%2C169&ssl=1" data-large-file="https://i2.wp.com/compartilheviagens.com.br/wp-content/uploads/2017/08/castelozedosmontes-11-de-11.jpg?fit=660%2C371&ssl=1" data-recalc-dims="1" data-lazy-loaded="1" />

José Antônio, conhecido como Zé dos Montes, era criança quando teve uma visão no município de Pedro Avelino, onde nasceu. Era uma aparição de Nossa Senhora que teria dito a ele para construir uma igreja. As visões se repetiram ao longo da vida dele, chegando a acontecer 13 vezes.

O castelo não tem um estilo definido, mas lembra construções mourasO castelo não tem um estilo definido, mas lembra construções mouras " data-medium-file="https://i0.wp.com/compartilheviagens.com.br/wp-content/uploads/2017/08/castelozedosmontes-2-de-11.jpg?fit=300%2C200&ssl=1" data-large-file="https://i0.wp.com/compartilheviagens.com.br/wp-content/uploads/2017/08/castelozedosmontes-2-de-11.jpg?fit=660%2C440&ssl=1" data-recalc-dims="1" data-lazy-loaded="1" />
O castelo não tem um estilo definido, mas lembra construções mouras

Quando adulto Zé dos Montes, que é militar aposentado, começou a construir os castelos pelo Nordeste. Comprou diversos terrenos e começou várias construções. A quantidade de construções e onde foram feitas é um mistério até hoje.

O interior do castelo tem vários labirintosO interior do castelo tem vários labirintos " data-medium-file="https://i1.wp.com/compartilheviagens.com.br/wp-content/uploads/2017/08/castelozedosmontes-9-de-11.jpg?fit=300%2C169&ssl=1" data-large-file="https://i1.wp.com/compartilheviagens.com.br/wp-content/uploads/2017/08/castelozedosmontes-9-de-11.jpg?fit=660%2C371&ssl=1" data-recalc-dims="1" data-lazy-loaded="1" />
O interior do castelo tem vários labirintos

Foi em 1984 que Zé dos Montes começou a construir o castelo de Sítio Novo. O terreno fica a 400 metros de altitude e oferece uma vista muito bonita da paisagem da região, que tem bastante formação rochosa e vegetação.

A construção levou 25 anos e, por dentro, ainda não está completamente pronta. Zé dos Montes sempre construiu tudo com ideias da cabeça dele, por isso, o castelo não tem um estilo muito definido, apesar de lembrar construções de arquitetura mourisca. Também não se sabe o quanto foi investido na construção, que foi erguida por Zé dos Montes com ajuda de pedreiros contratados por ele.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

1000 x 100

Leia reportagem completa sobre curiosidades do Castelo direto do site Compartilhe Viagens


250 x 100
Contato
contato.novacruzoficial@bol.com.br

Direção Geral: 84 98718-8468