PUBLICIDADE

Rio Grande do Norte
Exame confirma primeiro caso de criança com sarampo no RN em 2019
Confirmação da doença em menina de 1 ano e 6 meses foi feita nesta terça-feira no Hospital Maria Alice Fernandes, na Zona Norte de Natal, onde ela está internada

Publicado em 14/08/2019 10:19

Foto/Reprodução

PUBLICIDADE

Do OP9 - Uma criança de 1 ano e seis meses foi diagnosticada com sarampo no hospital Maria Alice Fernandes, na Zona Norte de Natal, nesta terça-feira. Trata-se de uma menina que, segundo informações preliminares, mora em um sítio no município de Tibau do Sul, a 79 quilômetros da capital.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Quando ela chegou ao Maria Alice, no domingo (11), já tinha febre há quatro dias. Na segunda-feira (12) foram colhidas as amostras para exame. Nesta terça-feira (13), o resultado confirmou que se trata de um caso de sarampo. A vacinação da criança estaria atrasada.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ela apresentava febre, tosse seca, erupções vermelhas na pele, mais conjuntivite com secreção e lacrimejamento. Uma equipe da Secretaria de Saúde do RN (Sesap) foi acionada e se dirigiu ao hospital na terça-feira à noite.

A ideia inicial é promover um bloqueio vacinal em todos que tiveram contato com a paciente e não têm as duas doses contra o sarampo. Isso inclui todos os funcionários da unidade. Esse é o primeiro caso da doença registrado em criança moradora do RN, em 2019.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Dia 26 de julho foi registrado um caso de adulto que foi infectado após viagem ao Sudeste. Fazia 19 anos que o Rio Grande do Norte não registrava casos de sarampo. A criança agora será submetida a tratamento.

O aparecimento de casos do tipo não é algo isolado no Rio Grande do Norte. Em Pernambuco e Alagoas já foram registrados casos este ano. Em 39 cidades dos estados de São Paulo, Pará e Rio de Janeiro atualmente há surto ativo da doença.

A Secretaria de Saúde do RN deve emitir posicionamento sobre o caso na manhã desta quarta-feira (14). Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o número de casos de sarampo no mundo aumentou cerca de 300% no primeiro trimestre deste ano.


250 x 100
Contato
contato.novacruzoficial@bol.com.br

Direção Geral: 84 98718-8468