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Brasil
Site recebe a partir desta terça cadastro para lista de não perturbe para ligações de telemarketing
Prazo para bloqueio é de 30 dias após a solicitação do consumidor, de acordo com a Anatel.

Publicado em 16/07/2019 09:10 - Atualizado em 16/07/2019 09:10

Foto/Reprodução

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Do G1 - Consumidores que não desejam receber ligações de telemarketing de empresas de telecomunicação já podem se cadastrar a partir desta terça-feira (16) na chamada lista de "não perturbe". O cadastro poderá ser feito pelo site, criado pelas empresas, após determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

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O site entrou no ar nos primeiros minutos desta terça.

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A implementação da lista nacional de “não perturbe” regula apenas as chamadas feitas pelas empresas de telecomunicação, e não se estende a chamadas realizadas por companhias de outros setores. Portanto, a lista valerá para clientes das empresas AlgarClaro/NetNextelOiSercomtelSkyTim Vivo.

O prazo para o bloqueio das ligações é de 30 dias após a solicitação do cliente. As prestadoras que descumprirem a regra podem ser advertidas ou penalizadas com multas de até R$ 50 milhões.

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Página inicial do 'Não Perturbe'

Página inicial do 'Não Perturbe'" — Foto: Reprodução

Para bloquear a ligação das empresas de telecomunicação é fácil: acesse o site naomeperturbe.com.br e se cadastre, criando um login (com seu e-mail) e uma senha. O menu seguinte vai pedir também seu CPF. Depois, basta cadastrar o número do telefone (celular ou fixo). É possível cadastrar mais de uma linha.

No último menu, o usuário vai selecionar quais companhias quer bloquear.

 
Tela de cadastro no site 'Não Perturbe'  — Foto: Reprodução

Tela de cadastro no site 'Não Perturbe' — Foto: Reprodução

 
Menu para escolher bloquear/desbloquear as ligações — Foto: Reprodução

Menu para escolher bloquear/desbloquear as ligações — Foto: Reprodução

A criação da lista foi uma determinação da Anatel. Segundo a agência, as empresas não poderão mais fazer ligações telefônicas com o objetivo de oferecer seus pacotes ou serviços de telecomunicações para os consumidores que registrarem seus números na lista nacional.

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A lista de “não perturbe” deve ser única e o meio de acesso a ela, ou seja, onde o consumidor poderá registrar seu número, também deverá ser único, fácil e amplamente divulgado pelas prestadoras.


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