PUBLICIDADE

Atenção
Placa no modelo Mercosul passa a ser obrigatória a partir de 31 de janeiro
O prazo foi estipulado pelo Contran, em junho de 2019

Publicado em 20/01/2020 16:31 - Atualizado em 20/01/2020 16:31

Foto/Reprodução

PUBLICIDADE

Após seis adiamentos, parece que, finalmente, as placas padrão Mercosul serão obrigatórias em todo o País. A data para isso ocorrer já está definida: 31 de janeiro de 2020. O prazo foi estabelecido no dia 28 de junho do ano passado pelo Conselho Nacional de Trânsito, o Contran.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A alteração no prazo foi necessária para que os órgãos estaduais de trânsito pudessem se adequar às novas regras, bem como credenciar as fabricantes das peças. Além disso, novas regras para a colocação das placas Mercosul foram estabelecidas.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Atualmente, dez Estados brasileiros já aderiram a nova identificação, também chamada de Placa de Identificação Veicular (PIV): Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rondônia.

São Paulo, estado onde está a maior frota de veículos do país, ainda não passou a trabalhar com o novo emplacamento. Questionado pelo jornal O Estado de S.Paulo, o Detran-SP informou que passará a aderir às placas Mercosul a partir do dia 1º de fevereiro de 2020.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

As novas peças serão obrigatórias em novos veículos (zero quilômetro), assim como para quem mudar de Estado ou município. Também muda para quem sofrer furto ou dano que atrapalhe a leitura.

Caso queiram, os motoristas também podem trocar de forma voluntário.

A placa Mercosul já está em vigor na Argentina e no Uruguai. Ela possui fundo branco, quatro letras e três números. A letra/número em cor preta indica carro particular, a cor vermelha é para automóveis comerciais, táxis e de autoescola. A azul, por sua vez, é usada para carro oficial, enquanto a verde serve para teste. A letra dourada identifica carros diplomáticos e o prateado será de veículos de coleção.

A tarja azul no topo está o nome do país, bem como sua bandeira. Também há a identificação do Mercosul. Com relação ao tamanho, não há mudanças. Ela continua nas mesmas dimensões da cinza.


250 x 100
Contato
contato.novacruzoficial@bol.com.br

Direção Geral: 84 98718-8468