PUBLICIDADE

Viralizou
O homem disparou: como um jingle eleitoral genérico em ritmo de pisadinha se espalha pelo Brasil
O estouro foi no projeto de um empresário paraibano: criar um álbum só com esses jingles genéricos

Publicado em 22/10/2020 08:09 - Atualizado em 22/10/2020 08:09

Foto/Reprodução

PUBLICIDADE

"No dia da convenção dos partidos era eu falando com alguém no WhatsApp e mais quatro ou cinco chamando ao mesmo tempo". O relato não é de um político, mas de um empresário musical, Patrício da Costa. As chamadas eram de candidatos querendo usar a música "O homem disparou".

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Quem já viu um evento de campanha em 2020, especialmente no interior do país, tem grande chance de ter ouvido "ele é querido, atencioso, trouxe a liberdade paro o nosso povo" e outros versos elogiosos que podem servir para qualquer candidato.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

"O homem disparou" tem melodia de um músico mineiro, feita para uma banda brasiliense, reciclada por um cantor piauiense e encomendada por um agente cearense.

O estouro foi no projeto de um empresário paraibano: criar um álbum só com esses jingles genéricos.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O jingle disparou

A ideia colou: basta buscar o nome da música no YouTube para ver cenas de carreatas e comícios com a mesma música - só muda o nome e o número do candidato. O ritmo é o da pisadinha, vertente do forró feita só no teclado que embala festas com caixas potentes, os "paredões de som".

O jingle genérico que roda o Brasil também tem uma história que cruzou o país. Conheça a jornada de 'O homem disparou' em seis passos:

 

  1. Em 2013, a banda brasiliense Forró Perfeito lançou "Menina pavorô", escrita pelo mineiro João Silveira, que é cantor, compositor e empresário do grupo. Ela tocou muito no Nordeste na época, mas não chegou a ser hit nacional.
  2. No início de 2020, o empresário cearense Francisco Neto, que mora em São Paulo, foi procurado por um pré-candidato a prefeito no interior do Piauí, em busca de um jingle. Como ainda não era período eleitoral, ele não podia citar o nome do candidato.
  3. O jingle genérico "O homem disparou" foi composto a pedido de Francisco pelo piauiense César Araújo, com letra nova sobre um político qualquer, usando a melodia de "Menina pavorô".
  4. A faixa se espalhou pela internet e despertou o interesse do empresário paraibano Patrício da Costa, que mora em Recife e agencia o cantor cearense Karkará, do grupo Vilões do Forró.
  5. Patrício e Karkará estavam montando um álbum só com esses jingles genéricos, que pudessem ser usados por vários candidatos. Eles chamaram César para participar e cantar sua faixa.
  6. Regravada por César Araújo, Karkará e os Vilões do Forró, com direito a videoclipe, a faixa estourou de vez, usada até por campanhas que concorrem entre si.

Leia reportagem completa direto do G1


250 x 100
Contato
contato.novacruzoficial@bol.com.br

Direção Geral: 84 98718-8468