PUBLICIDADE

Brasil
Chuva de meteoros terá pico nesta madrugada; saiba como observar
Durante o pico, as chuvas alcançam a maior quantidade de meteoros por hora

Publicado em 21/10/2020 10:28 - Atualizado em 21/10/2020 10:28

Foto/Reprodução

PUBLICIDADE

Do CanalTech - A chuva de meteoros Orionídeas (ou Oriónidas) é mais uma das muitas que acontecem todos os anos. Talvez não seja a mais famosa, por proporcionar espetáculos um pouco mais tímidos se comparada com chuvas como a Perseidas, que traz uma quantidade maior de meteoros, mas está entre as melhores para se observar. Ela acontece entre os dias 15 e 29 de outubro todos os anos e, em 2020, e atinge seu pico na madrugada do dia 20 para 21.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Durante o pico, as chuvas alcançam a maior quantidade de meteoros por hora. Em outras palavras, o melhor momento para assistir a esse evento será na madrugada entre terça e quarta-feira desta semana. Se as condições do céu noturno estiverem boas o suficiente, você verá detritos do cometa Halley entrando na atmosfera terrestre e queimando no céu noturno.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Isso acontece porque, todos os anos, a Terra passa pela mesma região onde o cometa Halley viajou, deixando para trás uma boa quantidade de “sujeira cósmica”. Os cometas nada mais são do que um pedaço de entulho espacial, que, ao se aproximar do Sol, deixa um rastro de poeira e pedrinhas bem pequenas. Quando nosso planeta atravessa esse rastro, algumas dessas pedrinhas acabam entrando na nossa atmosfera.

Não existe risco para nós em qualquer chuva de meteoros. É que essas pedrinhas são tão pequenas — às vezes do tamanho de uma semente de maça ou laranja — que se desfazem por completo quando queimam devido ao atrito com nossa atmosfera, deixando o rastro brilhante no céu. Portanto, é um espetáculo seguro, além de belo.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

 

As expectativas podem ser boas para as Orionídeas este ano, principalmente para o hemisfério Sul. Durante o pico, espera-se que traga pelo menos cerca de 20 meteoros por hora, mas, em 2006 e 2009, a chuva chegou a produzir mais de 60. É possível que a taxa possa voltar a aumentar neste ano, e o melhor de tudo é que esta é uma chuva considerada fácil de ser vista.

Como observar a chuva de meteoros Orionídeas

Essa chuva recebeu o nome Orionídeas porque seus meteoros surgirem sempre da direção da constelação de Orion. Isso não significa que eles só aparecem nesse ponto do céu, e sim que, independentemente de onde aparecerem, você terá a impressão de que o “risco” brilhante veio de lá.

Portanto, você não precisa necessariamente olhar para Orion — embora seja útil saber onde a constelação está. Em caso de dúvida, basta procurar pelas famosas "Três Marias", as estrelas que formam o cinturão do caçador, figura que representa a constelação de Orion. O melhor horário para observar essa chuva é após a meia-noite, quando a constelação estará em uma posição bem visível no céu para nós, brasileiros.

 


250 x 100
Contato
contato.novacruzoficial@bol.com.br

Direção Geral: 84 98718-8468