PUBLICIDADE

Agreste
Lixo Negociado: Monte Alegre, Brejinho e Lagoa Salgada firmam acordo com MPRN
Municípios se comprometeram a promover adequações nos lixões de cada cidade

Publicado em 23/10/2019 09:45

Foto/Reprodução

PUBLICIDADE

Foi realizada nesta segunda-feira (21), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Natal, mais uma sessão de negociação do projeto Lixo Negociado. Representantes dos Municípios de Monte Alegre, Brejinho e Lagoa Salgada se comprometeram com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) a promover adequações nos lixões de cada cidade.
 
Além disso, eles passarão a direcionar os resíduos para o aterro sanitário gerenciado pela empresa Braseco, em Ceará-Mirim, no prazo de até quatro meses. A proposta é reduzir a poluição do solo na região, o que facilita a contaminação dos lençóis freáticos em caso de descarte irregular de lixo.
 
O projeto Lixo Negociado é uma iniciativa do MPRN, mediada pelo Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupa) e pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caop Meio Ambiente), em conjunto com o Ministério Público do Trabalho. O propósito do Ministério Público em obter os acordos é conseguir efetivar ações que tragam resultados a curto prazo e que, em seguida, sejam implantados os aterros sanitários, para se alcançar o fim definitivo dos lixões no Rio Grande do Norte.
 
A ação foi criada com o intuito de atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos de forma provisória e enquanto não são efetivados os aterros sanitários regionais. O projeto atua de forma integrada, com a proposta de garantir uma solução consensual para recuperação ou remediação de áreas degradadas, decorrentes do acúmulo irregular de lixo.
 
Com a sessão de ontem, agora são 69 cidades que firmaram acordos dentro do projeto Lixo Negociado, que é desenvolvido desde o segundo semestre de 2018.


250 x 100
Contato
contato.novacruzoficial@bol.com.br

Direção Geral: 84 98718-8468